terça-feira, 18 de junho de 2013

Teatro rápido

Ontem, assistimos a um novo conceito de teatro que me surpreendeu: o teatro rápido. Situado em pleno Chiado, o Teatro Rápido é um espaço cultural que explora um novo mundo do teatro, mais pessoal e intimista. As peças são encenadas em pequenas salas com não mais de 30m2, com capacidade para cerca de 20 pessoas e com duração de 15 minutos. 

A peça que assistimos chamava-se "Vou dar luta" e é interpretada pela Custódia Gallego e pelo Vítor Oliveira. Não vou dar pormenores sobre a peça, até porque não é isso que me interessa evidenciar (se quiserem saber mais cliquem no link), mas sim este novo conceito de teatro que nos apanhou totalmente desprevenidos. Basicamente, entrámos na sala que já estava ocupada pelos dois actores, sem qualquer cortina ou outra barreira que fizesse a habitual transição a que estamos acostumados. Para nos causar ainda mais estranheza e embaraço, éramos os únicos espectadores, e tínhamos "só" a Custódia Gallego a menos de 3m de nós a interpretar a peça, como se também nós fossemos protagonistas. Talvez por ter sido a primeira vez e nos termos encontrados numa sala tão pequena, sozinhos com dois grandes actores, senti-mo-nos algo constrangidos, sem saber como haveríamos de reagir no final. No entanto, a experiência foi extraordinária, é uma sensação fantástica assistir a uma peça assim tão próximo dos artistas, perceber perfeitamente os seus movimento, as suas falas, as suas expressões, as suas rugas, o seu olhar que por vezes se cruza com o nosso. Indescritível.


Só foi pena ter sido tão rápido, mas o próprio nome do teatro nos alerta para isso e é perfeitamente compreensível, seria impensável que um teatro sobrevivesse com peças para apenas 20 pessoas durante o tempo normal.
Aconselho vivamente esta experiência, há neste momento quatro peças em exibição, que começam às 18h, e se repetem de meia em meia-hora, até às 20h30, hora da última exibição.

Para mais informações, visitem o blog http://teatrorapido.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário