quarta-feira, 5 de junho de 2013

Arquitectura portuguesa com certeza!

Peço desculpa aos meus milhares de leitores pela minha ausência, que justificarei mais à frente. Regresso com a notícia de que daqui em diante passarei a mostrar mais obras de arquitectura de referência, ou sem serem de referência, que eu considere de algum modo interessantes e de valor. Como estudante de arquitectura e amante deste mundo da caracterização do tempo e espaço, é meu dever expor de certa forma o meu conhecimento acerca do que de bom se faz em Portugal e no Mundo.

Começo por mais uma boa notícia neste campo: cinco obras de arquitectura portuguesa foram nomeadas para os Prémios FAD (Foment de les Arts i del Disseny) 2013:

Categoria de Arquitectura:
- Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, de Pedro Domingos
- Teatro Thalia, de Gonçalo Byrne, Patricia Barbas e Diogo Lopes, Lisboa
- Remodelação do edifício sede do Banco de Portugal, de Byrne e João Pedro Falcão de Campos, Lisboa

Categoria de Interiores:
- Centro Interpretativo do Mosteiro da Batalha, de Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos
- Montanha Agricultural, em Veiga de Creixomil, de Nuno Cruz, Bruno Gomes e António Lopes

Categoria de Instalações Temporárias:
- Instalação "Ledscape", da LIKEarchitects

Todas as obras são muito interessantes mas, como não posso mostrar todas (ou pelo menos seria maçador se o fizesse), vou mostrar apenas algumas imagens da instalação Ledscape, que me agrada particularmente e que, além disso, é da autoria de um atelier de jovens arquitectos muito talentosos, os LIKEarchitects, que arriscaram em formar um projeto de iniciativa própria e que contam já com um significativa quantidade de trabalho de muita qualidade.









1 comentário:

  1. Matéria interessante de facto, se bem que é um tema que estou um pouco fora, no entanto gosto de ver.
    Já agora, se me for permitido, gostava de fazer um pequeno reparo. Eu não acho que o teu post ficasse de todo maçador com as fotos dos edifícios premiados, maçador foi eu ter de procurar no google a foto de cada um.
    Mas não é por isso que deixa de estar um bom post.

    ResponderEliminar