segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fernando Tordo

O programa do Herman, na RTP, teve ontem à noite a presença de um grande senhor da música português chamado Fernando Tordo. Um homem com uma cultura musical excepcional e que me deixou particularmente agradado pelo seu assumido interesse pela música tradicional portuguesa, estando inclusive a fazer uma espécie de campanha de redescoberta dos tradicionais instrumentos de cordas produzidos em Portugal ao longo dos tempos. Fiquei encantado com a sua sabedoria e com esta sua vontade de explorar as possibilidades dos nossos "cordofones" (como lhe chama) que, apesar de muitos deles terem sido produzidos há bastante tempo, mostram, segundo ele, possibilidades musicais extraordinárias e mais uma vez revelam a proeza e sabedoria dos portugueses, também na música.
Fernando Tordo é, além de cantor, compositor e autor de numerosas letras muito interessantes, como a que se segue, que interpretou no programa e é um excelente exemplo do seu talento.



Estás de passagem.
Trazes um mapa com distâncias coloridas
Apenas riscos e locais, mas nunca vidas.
Tiras retratos ao que olhas mas não vês.

Vamos os dois.
Quero mostrar-te a paisagem interior
O norte e o sul, a estrada da raíz à flor
A pátria - mãe, o ser humano, o ser amor

Eu sou daqui deste país
Nasci do vento norte e sul do que Deus quis
Sou das cidades e das serras, das aldeias
Do pão, do vinho, das ideias.

Eu sou daqui, sou desta gente
Sou dos silêncios que se dizem com voz quente
Sou do milagre das cantigas e da sorte
Filho do vento sul e norte.

Estás de passagem.
Mais uma vez irás dizer que já estiveste,
Mais uma vez irás dizer que conheceste,
Mostras lembranças que não te deixam mentir…

Vamos os dois.
Quero mostrar-te a paisagem interior
O norte e o sul, a estrada da raíz à flôr
A pátria - mãe, o ser humano, o ser amor

Eu sou daqui, desta paixão
O norte e o sul são a mãe terra e o pai irmão
Sou das montanhas e das praias, eu sou mais
Eu sou dos pontos cardeais.

Eu sou daqui, para lá da morte
Eternamente serei sul e serei norte
Sou das vindimas, dos pregões, das romarias
Eu sou daqui todos os dias.

Eu sou daqui. deste país….


Sem comentários:

Enviar um comentário