Não sou grande conhecedor da arquitectura de Toyo Ito, no
entanto, aquilo que conheço e pesquisei após a atribuição do Prémio Pritzker
revelam aquilo que já suspeitava e me “repelia” a conhecer mais sobre o seu
trabalho. Seguindo a linha de orientação de outros arquitectos japoneses, também
já vencedores do mesmo prémio (Ito é o 6º japonês a vencer o Pritzker), a sua
arquitectura revela a inspiração na natureza, em modelos orgânicos, que tornem
os seus edifícios mais leves e voluptuosos. Procura também uma grande fluidez e
abertura de espaços, removendo as barreiras arquitectónicas tradicionais, como é
bem visível na mediateca de Sendai, onde a estrutura de tubos que rasga os
vários pisos e suporta o edifício permite libertar todo o restante espaço,
removendo as divisões ao máximo. Os seus edifícios promovem a livre circulação
e socialização, bem como uma grande utilização da luz solar que dá vida a esses
espaços, que pretende tornarem-se organismos sociais.
Ainda assim, não existe uma linguagem comum na abordagem aos
seus projectos, existem diferentes linguagens e resultados assimétricos em cada
projecto. Parece que Ito quer explorar tudo de todas as maneiras, sem assumir um
estilo autêntico, mas que o próprio assumiu ao New York Times: “A arquitectura
está limitada por vários constrangimentos sociais. Tenho desenhado arquitectura
procurando fazer espaços mais confortáveis, tentando libertar-me de todos as
restrições, nem que seja por um momento. Mas, quando um edifício está
terminado, eu torno-me consciente, de uma forma dolorosa, da minha
desadequação, e isso transforma-se em energia para o desafio do próximo
projecto. Assim, eu nunca terei um estilo fixo e nunca estarei satisfeito com o
meu trabalho.”
Apesar de não ser uma arquitectura que me seduz particularmente, há que reconhecer a inteligência e sensibilidade de Toyo Ito no propósito de trazer a harmonia e sensualidade da natureza para a arquitectura.
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Mediateca de Sendai |
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Biblioteca da Universidade de Tama Art |
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Edifício TOD’S Omotesando
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Porta Fire Towers |
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