segunda-feira, 18 de março de 2013

Toyo Ito Prémio Pritzker 2013


Não sou grande conhecedor da arquitectura de Toyo Ito, no entanto, aquilo que conheço e pesquisei após a atribuição do Prémio Pritzker revelam aquilo que já suspeitava e me “repelia” a conhecer mais sobre o seu trabalho. Seguindo a linha de orientação de outros arquitectos japoneses, também já vencedores do mesmo prémio (Ito é o 6º japonês a vencer o Pritzker), a sua arquitectura revela a inspiração na natureza, em modelos orgânicos, que tornem os seus edifícios mais leves e voluptuosos. Procura também uma grande fluidez e abertura de espaços, removendo as barreiras arquitectónicas tradicionais, como é bem visível na mediateca de Sendai, onde a estrutura de tubos que rasga os vários pisos e suporta o edifício permite libertar todo o restante espaço, removendo as divisões ao máximo. Os seus edifícios promovem a livre circulação e socialização, bem como uma grande utilização da luz solar que dá vida a esses espaços, que pretende tornarem-se organismos sociais.

Ainda assim, não existe uma linguagem comum na abordagem aos seus projectos, existem diferentes linguagens e resultados assimétricos em cada projecto. Parece que Ito quer explorar tudo de todas as maneiras, sem assumir um estilo autêntico, mas que o próprio assumiu ao New York Times: “A arquitectura está limitada por vários constrangimentos sociais. Tenho desenhado arquitectura procurando fazer espaços mais confortáveis, tentando libertar-me de todos as restrições, nem que seja por um momento. Mas, quando um edifício está terminado, eu torno-me consciente, de uma forma dolorosa, da minha desadequação, e isso transforma-se em energia para o desafio do próximo projecto. Assim, eu nunca terei um estilo fixo e nunca estarei satisfeito com o meu trabalho.”

Apesar de não ser uma arquitectura que me seduz particularmente, há que reconhecer a inteligência e sensibilidade de Toyo Ito no propósito de trazer a harmonia e sensualidade da natureza para a arquitectura.

Mediateca de Sendai

 Biblioteca da Universidade de Tama Art

Edifício TOD’S Omotesando

Porta Fire Towers

Sem comentários:

Enviar um comentário