sábado, 16 de março de 2013

Roma.

Roma é uma cidade belíssima, devo confessar que pensava encontrar um centro histórico muito velho e degradado, como grande parte dos nossos. Estava enganado. Os edifícios estão, na sua grande maioria, bem conservados e apresentam uma imagem urbana muito coerente. Os monumentos dão a grandiosidade à cidade, são muitos, estão espalhados por todo o lado e são de uma opulência digna de um grande Império. A cada canto encontramos uma igreja, uma praça rodeada de belos edifícios, fontes, obeliscos, teatros, etc.
Não quero aqui fazer uma lista extensiva de locais a visitar nem uma caracterização pormenorizada dos mesmos, até porque é do conhecimento geral a existência de monumentos imperdiveis como o Panteão, o Coliseu ou o Vaticano. Prefiro falar-vos em sítios menos óbvios, mas que também merecem destaque:

- Galeria Borghese. Situada no maior parque verde da cidade, é local de passagem obrigatório. Conta com famosas esculturas de Bernini, pinturas de Caravaggio, Rafael, Rubens, entre muitos outros. Infelizmente não é possível tirar fotografias. Bem tentei, mas a vigilância é muito apertada. Fiquei absolutamente fascinado com as esculturas de Bernini, a forma como este capta e molda o corpo do homem, o realismo que que emprega até ao mais pequeno pormenor. Fantástico!



Basílica de Santa Maria Maggiore. Basílica construída no século V, faz frente para duas praças e a sua dimensão é só comparável à Basílica de São Pedro, no Vaticano. É um marco na cidade, tanto pelo seu valor histórico e arquitetónico, como pela referência espacial que assume na cidade.




Piazza Navonna. Uma praça bem no centro da cidade, em forma alongada, alberga a imponente Basílica de Sant’Agnese, uma igreja absolutamente incrível pela sua riqueza ornamental. Esta praça tem um ambiente muito agradável, tem três bonitas fontes, um obelisco egípcio e está repleta de esplanadas, onde se pode passar uma bela tarde.




Fontana de Trevi. Esta fonte, da autoria do mestre Bernini (este homem tem uma obra absolutamente incrível, além de escultor, foi também arquiteto, pintor, cenógrafo – um artista completo) ocupa praticamente metade da praça com o mesmo nome e, além da sua colossal dimensão, é de uma beleza escultórica indescritível. Alguém me disse que devia atirar uma moeda para a fonte, um sinal de que regressaria à cidade. Não hesitei.



- MAXXI. Museu de Arte Contemporânea de Roma. Fica algo deslocado do centro, é necessário apanhar o elétrico 2 na Piazza del Popolo e ir até Apollorodo, mas merece a viagem, quanto mais não seja pelo edifício em si (da arquiteta Zaha Hadid), que é um ”must see”.





Sem comentários:

Enviar um comentário